-
Arquitetos: bgp arquitectura
- Área: 1169 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro de Desenvolvimento Comunitário procura ser um ponto focal nessa comunidade com altos índices de marginalização servindo como suporte para o atendimento da população ao oferecer serviços educacionais, médicos, jurídicos e de alimentação, além de funcionar como centro de distribuição de alimentos e bens em caso de desastre. O projeto está organizado em três volumes paralelos, orientados no sentido leste-oeste para reduzir a incidência solar direta nas fachadas. Todo o projeto está disposto em um único nível, garantindo acessibilidade universal.
O sistema construtivo é feito por meio de paredes de tijolos artesanais produzidos na região, apoiando a economia local. A estrutura aparente reduz os custos de construção e manutenção a longo prazo. Os elementos de reforço em concreto também são revestidos em tijolo para manter a continuidade visual das superfícies
Os pisos são de concreto aparente, assim como a laje de fundação, e a cobertura é formada por abóbadas catalãs em tijolo aparente, com uma camada de compressão no topo para protegê-los de qualquer possível intempérie e consequente deterioração. O projeto é um ponto de apoio tanto nas atividades cotidianas quanto nas contingências e busca ser uma ferramenta para a melhoria urbana junto à população.
Em uma área altamente marginalizada no meio da serra e distante dos grandes centros urbanos, o projeto propõe um complexo que serve tanto como fornecedor de produtos - alimentos, água, remédios - e serviços básicos para a região, quanto como refúgio em caso de violência – pela família ou pela cidade – e atendimento a pessoas em risco ou em caso de emergência, com um pequeno ambulatório de primeiros socorros. O sistema e os processos construtivos foram selecionados para que a própria população se transformasse em mão de obra e fornecesse material para que o benefício do projeto fosse não apenas social, mas também econômico.